http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/issue/feed Revista Brasileira Medicina de Excelência 2023-10-23T18:21:53+00:00 Seven Editora contato@sevenevents.com.br Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira Medicina de Excelência (REVMEDBRA) <strong>ISSN 2965-5358</strong>, está vinculado à Seven Publicações Ltda., CNPJ: 43.789.355/0001-14, e é um periódico bimestral voltado para publicações científicas de artigos científicos ou revisões de literatura de estudiosos de diversos países. É uma revista bimestral relacionada aos temas da área médica.</p> <p>Está revista é voltado para ENARE E PSU e não possui indexadores.</p> http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/article/view/2578 A importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH em crianças em fase de aprendizagem 2023-09-12T00:52:37+00:00 Antonio Tito de Araujo Dantas x@gmail.com Igor Murad Schmitt x@x.com Lara Amélia Pereira Remigio x@x.com Yvina Larissa Farias Roque x@x.com Myrela Murad Sampaio x@x.com Nailma Taynara da Costa Machado x@x.com Plinio César Lobo Pereira x@x.com Gabriela Alves Luz x@x.com Andressa Valéria Magalhães Cruz x@x.com Thiciane Teixeira Ribeiro Gonçalves x@x.com João Victor Araújo Guimarães x@x.com Valeska Almeida Linard x@gmail.com Bruna Portela Andrade Cardoso x@gmail.com Ciro Sousa de Moura Fé x@gmail.com Lorayne Lino Sousa x@gmail.com <p>Introdução:&nbsp; O estudo a seguir pretende analisar a importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH, em crianças em fase de aprendizagem. A princípio, a neuropsicologia é uma área especializada em psicologia aplicada ao estudo do sistema nervoso, e ao comportamento humano, e os processos psicológicos. Dando continuidade, dispõe de uma função fundamental para diagnóstico de doenças como TDAH, Dislexia, Ansiedade, entre outros.&nbsp; O objeto de estudo tem a finalidade de analisar a importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH em crianças. Objetivo: O objetivo deste estudo tem como finalidade analisar a importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH, em crianças. Metodologia da Pesquisa Científica: A metodologia aplicada foi a pesquisa simples. Em relação aos procedimentos metodológicos para o levantamento de dados e informações, bem como, coleta de dados, terá como base a pesquisa bibliográfica e documenta. Na qual serão utilizados o Google Acadêmico, Scielo, entre outras fontes para contribuir com a pesquisa científica. Em síntese, esta pesquisa tem como caráter o método qualitativo. Resultados: O diagnóstico precoce do TDAH na criança é fundamental para que os pais possam desde cedo procurar de forma antecipada um profissional especialista em reabilitação em TDAH, que apliquem técnicas de tratamento que reduzam o impacto da doença na criança, tendo em vista que, devido aos inúmeros sintomas provocadas, pode ocasionar dificuldades de interação social, e no processo de ensino e aprendizagem. Conclusões: O estudo realizado conclui que a avaliação neuropsicológica é importante na criança para o descobrimento do TDAH de forma precoce, e dessa forma, os pais, desde cedo buscarem alternativas de auxiliar a criança neste processo, levando em conta que, trata-se de uma doença que pode afetar os estudos.</p> 2023-09-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Medicina de Excelência http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/article/view/2579 Amenorreia primária 2023-09-12T00:59:27+00:00 Ana Laura Silva Monti x@x.com Igor Murad Schmitt x@x.com Rômulo Diego Marinho Siqueira x@x.com Amanda Caroline dos Santos Matos x@x.com Claudia Nery do Nascimento Coelho x@x.com Gerson Pereira Jansen Júnior x@x.com Myrela Murad Sampaio x@x.com Arlene Gama Matos Machado x@x.com Brena Mesquita Sousa x@x.com Alexsandro Muniz Moraes x@x.com Lilian Michelle Fernandes de Sousa x@x.com Ana Letícia Lopes Abreu Silva x@x.com <p>A amenorreia primária é uma condição em que uma mulher não apresenta a ocorrência da primeira menstruação até os 16 anos de idade. Pode ser causada por fatores genéticos, anatômicos, hormonais ou até mesmo condições médicas subjacentes, como síndrome de Turner ou insensibilidade ao hormônio luteinizante (LH). O diagnóstico envolve avaliação clínica, exames de imagem e testes hormonais. O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir terapia hormonal, cirurgia ou outras intervenções médicas. A orientação médica é fundamental para identificar a causa específica da amenorreia primária e determinar a melhor abordagem terapêutica</p> 2023-09-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Medicina de Excelência http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/article/view/2580 Prevenção e promoção da saúde 2023-09-12T01:04:14+00:00 Maísa Vitória de Lima Sá x@x.com Déborah Braga Costa x@x.com Raquel Cristina de Lima Leite e Silva x@x.com Clara Simplício Viana de Carvalho x@x.com Maria Eduarda Martins Nogueira x@x.com Luiza Helena Everton Coelho x@x.com Lucyjane Amorim de Souza x@x.com Rebeca Carvalho de Aguiar x@x.com Monique da Silva Portela x@x.com Thereza Cozzolino Ferreira Raffaelli x@x.com Karolayne Joyce Oliveira x@x.com Isabele Arruda de Oliveira x@x.com <p>A prevenção e promoção da saúde na atenção básica são componentes fundamentais para melhorar a saúde da população e reduzir a incidência de doenças. A atenção básica, muitas vezes denominadas cuidados primários de saúde, é o ponto de entrada no sistema de saúde e visa fornecer serviços acessíveis, abrangentes e integrados que abordam não apenas a doença, mas também a promoção do bem-estar. A prevenção na atenção básica envolve a identificação de fatores de risco e a adoção de medidas para evitá-los. Isso pode incluir a vacinação, que é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças infecciosas. Além disso, a identificação precoce de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, permite a intervenção antes que a condição se agrave, evitando complicações sérias. A promoção da saúde na atenção básica envolve a educação e o empoderamento dos indivíduos para tomar decisões saudáveis em relação ao estilo de vida. Isso pode incluir a promoção de uma dieta equilibrada, atividade física regular, abandono do tabagismo e moderação no consumo de álcool. Programas de conscientização e educação ajudam a capacitar as comunidades a adotarem comportamentos saudáveis e prevenir doenças. Em resumo, a prevenção e promoção da saúde na atenção básica desempenham um papel vital na melhoria da saúde da população. Ao identificar fatores de risco, adotar medidas preventivas e promover comportamentos saudáveis, a atenção básica contribui para a redução das taxas de doenças e melhora a qualidade de vida das pessoas. Isso não apenas beneficia os indivíduos, mas também alivia a carga nos sistemas de saúde, tornando-os mais eficientes e sustentáveis.</p> 2023-09-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Medicina de Excelência http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/article/view/2845 Segurança aquática se aprende na escola: acompanhamento do nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento dos escolares do Rio de Janeiro, Brasil 2023-10-23T18:21:53+00:00 Marcelo Barros de Vasconcellos x@gmail.com Fernando Correa de Macedo x@gmail.com Caio Cesar Cardoso da Silva x@gmail.com Izabel Maria da Silva Sobral x@gmail.com Gabriele Oliveira Blant x@gmail.com Lívia Cristina Alves Viana x@gmail.com Catharina Cerboni Michel x@gmail.com Pietro Rodrigues Corrêa x@gmail.com <p>Atividades educativas realizadas no ambiente escolar com foco na prevenção de acidentes aquáticos podem contribuir para evitar a morte prematura causada por afogamento, um problema mundial de saúde. Os objetivos deste estudo foram: comparar o nível de conhecimento preventivo de afogamento em crianças e adolescentes escolares do ensino fundamental e acompanhar as mudanças comportamentais em alunos que participaram da pesquisa no ano de 2022. A metodologia adotada foi de estudo longitudinal realizado em 2022-23 com estudantes crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (5º, 6º, 7º e 8º anos) da rede pública, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ) localizado no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O total de alunos pesquisados em 2022-23 foi de 281, sendo 57 do 5°e 6º ano, 112 do 6º e 7º ano e 112 do 7º e 8º ano. Os estudantes responderam a um questionário estruturado que continha 20 itens sobre nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento (CPA), divididos em três partes: a) correlacionar as figuras universais usadas nas placas para a prevenção aos textos que continham os seus significados (7 questões); b) fazer a relação entre as cores das bandeiras verde, amarela e vermelha que são usadas nas praias e o seu significado em relação às condições de banho (3 questões) e c): marcar verdadeiro ou falso em relação ao comportamento/atitude correta que deveria adotar no ambiente aquático a fim de evitar acidentes e prevenir afogamentos (10 questões). Os resultados mostraram que 98,5% dos alunos passaram a conhecer os significados das placas, e em alguns casos, por exemplo, 100% acertaram o significado da placa nº 2 que se refere ao telefone de emergência com aumento linear dos acertos em função da maior escolaridade. Quando comparados todos os alunos respondentes em 2022 e 2023 notou-se tendência de melhora na correlação certa a respeito da bandeira amarela, ao passar a prevalência de 92% para 93%, e em relação a bandeira verde de 91% para 95%. Já em relação a bandeira vermelha, a prevalência de acertos do seu significado se manteve igual, pois responderam adequadamente 93% dos alunos. Em relação ao dreno que aspira a água da piscina o resultado mostrou que os mais novos são os que menos conhecem sobre os riscos de colocar a mão no sistema de drenagem. No entanto, esses alunos foram os que mais melhoraram após essa intervenção com a prevalência de acertos passando de 77,2% para 86%. Quando analisados todos os alunos em 2022 em comparação 2023 notou-se melhora do nível de CPA passando de conhecimento preventivo bom para conhecimento preventivo excelente. Pode-se concluir que em todos os anos de escolaridade a intervenção foi eficaz a ponto de haver melhora no nível de conhecimento preventivo de afogamento, que passou de conhecimento preventivo bom para conhecimento preventivo excelente no período entre 2022 e 2023. A utilização diagnóstica e o monitoramento por meio do teste de CPA na escola são importantes e necessários para reforçar alguns valores e conceitos de segurança, além de reformular critérios de falsa segurança em algumas crianças e difundir o conhecimento da cultura da prevenção a acidentes em meios aquáticos, não só nas aulas de natação para quem participa de metodologias do tipo natação + segura, mas também familiares, professores e amigos que ajudam a criar uma rede de prevenção que pode ter início na escola.</p> 2023-10-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Medicina de Excelência