International Seven Journal of Multidisciplinary
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

e-ISSN: 2764-9547



Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

Práticas interventivas nos déficits sociais no TEA: Uma revisão sistemática da literatura

Graziela de Lima Mourão V;
Macêdo de Sousa G;
Suellen Ingelsrud Leal S;
Nayara Alves Gomes R;
Webert Paz e Silva K

Vitória Graziela de Lima Mourão

Gisly Macêdo de Sousa

Salma Suellen Ingelsrud Leal

Rayane Nayara Alves Gomes

Klinsmann Webert Paz e Silva


Palavras-chave

Autism
Social deficits
Autism social skills.
Autismo
Déficits sociais
Habilidades sociais autismo.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista, que tem como características marcantes padrões comportamentais repetitivos, estereotipados, restrição de interesses, prejuízos na comunicação e interação social, se configura como um transtorno do neurodesenvolvimento com etiologia não definida. O presente estudo objetiva analisar as práticas utilizadas para os déficits sociais no autismo afim de averiguar a efetividade dos mesmos. Metodologicamente, trata-se de uma revisão sistemática da literatura, nas seguintes bases de dados: PubMed, LILACS e SCIELO, por meio dos seguintes descritores: “Habilidades sociais” (“social skills”) and “Autismo” (“autism”) e “Autismo” (“autismo”) and “Intervenção” (“intervention”). Foram encontrados 934 artigos, e selecionados 17 para análise, a partir da análise dos critérios de inclusão e exclusão, e avaliação da qualidade pela Escala Pedro. Os artigos foram analisados qualitativamente, por meio dos quais, obteve-se 8 na média de escores, o que indica uma qualidade metodológica adequada para a inclusão nesse estudo. Conclui-se existe uma massiva utilização de intervenções de cunho comportamental que busca complementar as intervenções já utilizadas, visando potencializar os resultados alcançados, sendo uma lacuna encontrada a ausência de estudos voltados para indivíduos com um maior nível de suporte no TEA.


  • Vitória Graziela de Lima Mourão
  • Gisly Macêdo de Sousa
  • Salma Suellen Ingelsrud Leal
  • Rayane Nayara Alves Gomes
  • Klinsmann Webert Paz e Silva